Troca de habilidades e emoção na abertura do Seminário O Olhar das Mulheres na Caatinga, em Triunfo
Aconteceu na manhã desta terça-feira (12), a abertura do Seminário O Olhar das Mulheres na Caatinga, promovido pela Casa da Mulher do Nordeste, no Centro Stella Maris, em Triunfo/PE. O seminário tem como objetivo apresentar o projeto “Mulheres na Caatinga” para as mulheres trabalhadoras rurais, instituições parceiras e poder público dos diversos municípios envolvidos na execução do projeto, que é patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental.
Neste primeiro dia de atividades, 78 mulheres vindas de toda a parte do Sertão do Pajeú e Sertão Central, trouxeram produtos, sementes da caatinga e alimentos saudáveis para a Feira Compartilhando Habilidades. Logo após, houve a exibição do vídeo Vida Maria, do diretor Márcio Ramos, que emocionou a todas com a dura história de vida de uma menina chamada Maria, e que trata questões como a divisão sexual do trabalho doméstico, o cuidado com o bem da água e a reprodução da vida.
Algumas mulheres se identificaram com a história da personagem, e com os olhos cheios de lágrimas contaram sua vivência, como Dona Josefa (56 anos, de Bonsucesso, Ingazeira), que aos nove anos ralava milho na máquina à mão e cuidava da casa onde morava com 16 pessoas. Quando cresceu, passou a trabalhar na roça junto com os irmãos e com isso parou de estudar na 3ª série. Só quando saiu de casa e se casou, é que concluiu os estudos aos 40 anos. “Sou uma guerreira, porque vivi tudo isso, e hoje faço parte da Associação de Mulheres de Bonsucesso, e estou aqui para contar história”, contou.
Programação – O lançamento oficial do Projeto Mulheres na Caatinga será às 09h desta quarta-feira (13), no auditório do Stella Maris, com a presença da Gestora do projeto pela Petrobras Ambiental, Ana Cristina Rabelo Balogh.
Assessoria de Comunicação da Casa da Mulher do Nordeste