UPA-E // Como serão os novos moldes da saúde na região após implantação da Unidade Especializada?
Hoje no Debate das Dez, a diretora da UPA – Especialidades, Patrícia Queiroz Farias e a gerente da Regional de Saúde, Mary Delanea.
Na pauta o funcionamento da UPA-E, as especialidades já disponíveis, as especialidades previstas, como será o atendimento e como a X Geres está organizando os atendimentos por município. Falou-se também do Samu, das ambulâncias e do HREC.
Mary disse que a UPA-E é um grande avanço para a região e que o deslocamento para o Recife quando o paciente precisava de atendimento especializado agora vai ser minimizado, já que alguns desses tratamentos estarão sendo disponibilizados na UPA-E.
“A UPA vai atender os doze municípios que fazem parte da X Geres, com consultas e exames”.
Mary disse que o trabalho de agendamento se dará através das Agências de Regulação de cada município, com exceção de Afogados, onde o agendamento será nos próprios PSFs.
“A função da Regional quando a central estiver funcionando, vai ser monitorar para que estes municípios cumpram as suas cotas mensais. De inicio a gente estava com um probleminha com relação ao cadastro da UPA, mas hoje já tive a noticia de que foi resolvido, a gente estava trabalhando com formulários de papel. Todos os secretários já foram avisados, já sabem sua cota e já estão encaminhando os pacientes para a UPA”.
Patrícia fez uma breve avaliação sobre os primeiros dias de atendimento na unidade. Ela falou que está sendo bem tranquila em relação aos atendimentos.
“Eu acho que as pessoas estão bem informadas, assim como os secretários dos municípios”. Disse também que está sendo bem ordenado, com menos transtornos do que imaginavam.
Todo o atendimento na UPA-E será através da Central Regional de Regulação. É usado um sistema chamado SISREG.
O SISREG é um Sistema on-line desenvolvido pelo DATASUS – Departamento de Informática do SUS/MS. O sistema funciona com navegadores (Internet Explorer, Mozila Firefox, etc.) instalados em computadores conectados à internet. Esse software é disponibilizado pelo Ministério da Saúde para o gerenciamento de todo Complexo Regulatório, indo da rede básica à internação hospitalar, visando à humanização dos serviços, maior controle do fluxo e a otimização na utilização dos recursos, além de integrar a regulação com as áreas de avaliação, controle e auditoria.
Veja como será o funcionamento e agendamento de consultas para a UPA-E:
Especialidades disponíveis
- Dermatologia
- Cardiologia
- Urologia
- Grastroenterologia
- Oftalmologia
- Otorrino
Ginecologia estará sendo fechada com o profissional até sexta-feira e segundo Patrícia deverá iniciar atendimento já na próxima semana.
Patrícia informou que cada profissional desses tem uma quantidade determinada de atendimentos que vai cumprir por mês e essa cota foi dividida entre os municípios da X Geres.
Especialidades a serem implementadas
- Nefrologista
- Endocrinologista
- Mastologista
Patrícia informou que o Neurologista ainda esta em negociação.
“Nós estamos iniciando os atendimentos da UPA com cerca de 40% da capacidade suportada, então hoje estamos oferecendo 07 especialidades, isto provavelmente até o sétimo mês de funcionamento, a partir do sétimo mês, entram mais 02 especialidades e ao final do décimo mês entra mais uma totalizando 10 especialidades”, informou Patrícia.
Patrícia também informou que nesses primeiros dias de funcionamento já foram atendidas por volta de 30 pessoas.
Exames
Segundo Patrícia Assim como o atendimento médico a parte de exames também esta atendendo com 40% de sua capacidade, mas ainda faltam instalar alguns equipamentos.
Ambulâncias
Mary disse que as ambulâncias do Samu que foram recebidas por nove municípios da região, ainda não estão em atividade, isso porque os municípios precisam se adequar montando suas bases do Samu.
“É importante lembrar também que a Central de Regulação do Samu será em Serra Talhada e que essa base ainda não está pronta, então essas ambulâncias só vão entrar em atividade após esta etapa estar concluída”, informou Mary.
Mary também lembrou que o resgate do Samu só funcionará através do número 192.
Segundo Mary a previsão para inicio das atividades do Samu será até o final do mês, onde se acredita que a Central de Serra Talhada estará pronta.
“Já estão trabalhando para fechar a base até o final do mês, estamos monitorando, vai acontecer um treinamento para as equipes que vão atuar no Samu, provavelmente no final do mês, na Geres, mas a previsão de começar depende da base de Serra”.
Mary também falou que estão pleiteando para que os municípios de Quixaba, Solidão e Brejinho, também recebam as ambulâncias.
Perfil
Patrícia Queiroz Farias é enfermeira formada, trabalha na gestão de estabelecimentos mais ou menos a 10 anos, trabalha no Tricentenário que uma Organização Social que administra hoje oito unidades no Estado de Pernambuco, já foi secretária de saúde adjunta no município Brejo da Madre de Deus na 4ª regional, já trabalhou na coordenação de quase todos os programas de Secretaria de Saúde e estava administrando a UPA- 24H quando foi transferida para a UPA-E de Afogados da Ingazeira.
Ouça abaixo na íntegra o Debate: