Usuários do VEM estão isentos de pagar taxa do sistema Bike PE
Tempo de permanência com bicicletas passa de 30 minutos para uma hora.
Projeto conta com 70 estações no Recife, em Olinda e Jaboatão.
Usuários do Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) ficam isentos, a partir desta quinta-feira (6), do pagamento da taxa anual de inscrição para utilizarem as bicicletas do projeto Bike PE. O tempo de aluguel do sistema de compartilhamento também vai aumentar de 30 minutos para uma hora todos os dias da semana. As novas regras para o uso das bicicletas foram divulgadas durante o lançamento do Plano Diretor Cicloviário do Grande Recife, nesta quarta (5), no Centro de Convenções, em Olinda.
Segundo o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, 70 mil das 120 mil viagens realizadas através do Bike PE foram feitas por usuários do VEM. “Por isso essa mudança, que vai beneficiar quem usa transporte público”, disse. Pela regra do sistema de compartilhamento, o ciclista pode utilizar a bicicleta quantas vezes quiser durante um dia, desde que respeite os tempos limites e intervalos de devolução. Após o tempo estipulado, são cobrados R$ 5 reais por cada hora excedente.
Atualmente, o Bike PE conta com 70 estações espalhadas no Recife, em Olinda e Jaboatão dos Guararapes. Desde o lançamento, em maio do ano passado, mais de 54 mil pessoas já se cadastraram no sistema.