Vasco despacha o Joinville e dispara no topo
O Vasco busca um atacante no mercado para a vaga de Riascos, e Leandrão deu seu recado nesta terça-feira: “Presente!”. Substituto do suspenso Thalles, o centroavante teve a primeira chance como titular no ano e mostrou que pode ser importante na trajetória para voltar à Série A do Brasileirão. Com dois gols, foi o grande responsável pela vitória por 2 a 0 sobre o Joinville, na Arena Joinville, pela sétima rodada da Série B, e deixou o Cruz-Maltino ainda mais isolado na ponta da tabela. Agora, são 34 jogos de invencibilidade e o recorde histórico pode ser igualado sábado, diante do Atlético-GO.
De um lado, a correria do Joinville. Do outro, a cadência do Vasco. Melhor para os cariocas, que tiveram calma diante da pressão inicial dos donos da casa e mantiveram-se fiéis ao seu estilo de jogo. Como Jorginho já tinha previsto, a partida começou com ritmo intenso dos catarinenses e campo pesado. Nada, porém, que levasse muito perigo ao gol de Jordi. A partir dos 20 minutos, o Cruz-Maltino ajustou as coisas, se soltou, e precisou de apenas mais dois para chegar ao gol. Nenê organizou pelo meio e abriu para William, que surgiu como homem surpresa pela direita e cruzou na medida para Leandrão. Cabeçada certeira e festa do substituto do suspenso Thalles. A partir daí, o toque de bola vascaíno passou a ser ainda mais importante contra um adversário que dependia do esforço do estreante Heliardo para chegar ao ataque.
O Joinville repetiu a dose na volta do intervalo e a estratégia foi fracassada novamente. Na base da vontade, se mandou para o ataque de forma desorganizada. Muita vontade, pouca qualidade. O Vasco tranquilamente administrou a situação e esperou a oportunidade de dar o golpe fatal. A partida começou a ficar até violenta, com faltas fortes no meio-campo, mas Leandrão reapareceu para tratar de colocar panos quentes. Luan tentou lançamento longo e contou com falha de Ligger para fazer a bola chegar ao camisa 9, que chutou forte, sem chances para Oliveira. Vitória garantida para um invicto ainda mais líder da Série B.
A sexta vitória no campeonato levou o Vasco aos 19 pontos em 21 possíveis, com três a mais do que o Atlético-GO, vice-líder, que empatou com o Paraná na rodada. Sábado, as duas equipes medem forças no estádio Kléber Andrade, em Cariacica, às 16h30 (de Brasília) pela oitava rodada. O Joinville segue em má fase e é somente o 16º, na boca da zona de rebaixamento, com seis pontos, e tem o clássico com o Avaí, sábado, 16h, na Ressacada.