Vélez abre com vitória Campeonato Argentino ‘provisório’ e com 30 equipes

O Vélez Sarsfield abriu com vitória nesta sexta-feira o remodelado Campeonato Argentino. Com dois gols do atacante Milton Caraglio, o time superou o Aldovisi por 2 a 0, no estádio José Amalfitani.

O jogo entre as duas equipes foi a abertura da nova liga local. Neste ano, o campeonato será disputado até dezembro por 30 equipes, 10 a mais em relação ao último ano. O formato foi decidido pela AFA.

Os times jogarão 30 vezes neste período, em um turno de 29 jogos, mais uma rodada extra de clássicos – clubes que não tiverem rivais tradicionais para enfrentar terão o adversário selecionado pela AFA.

Os dois primeiros colocados se classificam diretamente para a Libertadores da América de 2016, com as equipes do terceiro ao sexto posto decidindo uma terceira vaga em torneio mata-mata.

Os clubes que terminarem da 7ª à 18ª posição – além dos que forem eliminados na semifinal dos playoffs para a Libertadores – disputam uma eliminatória que decidirá quatro times classificados para a Sul-Americana do próximo ano.

As duas equipes com a pior média de pontos serão rebaixadas – são as consideradas as temporadas de 2012-2013, 2013-2014, o Torneio de Transição de 2014 e o campeonato atual. Duas equipes serão promovidas.

As mudanças seguirão nos próximos anos. No primeiro semestre de 2016 haverá um novo Torneio Transição para adequar o calendário do futebol argentino ao europeu, com as 30 equipes serão dividas em dois grupos de 15, com três equipes caindo e apenas uma subindo. Esse modelo de promoção e descenso será mantido pelo menos até a temporada 2018/2019, para que a elite tenha 24 participantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *