Visitantes devem passar a pagar taxa de turismo em Triunfo
A partir deste mês a cidade de Triunfo, no Sertão pernambucano, passará a cobrar o pagamento da Taxa de Turismo Sustentável prevista na Lei Complementar 01/2013. A taxa deverá ser cobrada as pessoas que estejam em visita de caráter turístico. O valor do tributo é igual a 0,10 UFT (Unidade Financeira de Triunfo) que corresponde a R$ 3 por apartamento ocupado na rede hoteleira, onde será feita a cobrança. Triunfo é a primeira cidade do interior do estado a cobrar a taxa.
De acordo com informações do secretário de Turismo, Evanildo Fonseca, os turistas devem ser avisados sobre a taxa no ato da reserva. “O pagamento será recolhido no momento do fechamento da conta, o valor será descriminado na nota e o cliente receberá um comprovante. Lembrando que é facultativo, ou seja, o turista pode não aceitar o pagamento da taxa”, disse.
Ainda de acordo com Fonseca, a cada mês os donos de hotéis devem enviar o total arrecadado para a Divisão de Arrecadação, órgão vinculado à Secretaria da Fazenda do município, que realizará a transferência do valor para uma conta especifica do Fundo Municipal de Turismo (FUMTUR).
O dinheiro arrecadado deverá ser investido, exclusivamente, na melhoria do sistema de atendimento aos turistas, na divulgação do potencial turístico do município, na capacitação de profissionais da área e na recuperação de espaços públicos municipais de visitação turística. “A Taxa de Turismo Sustentável será uma pequena contribuição deixada pelo visitante que chega a nossa cidade em prol da melhoria dos serviços turísticos. Não onera a população e nem o empresário, servirá para auto-sustentabilidade do turismo e a ampliação das ações de promoção de nosso destino”, esclareceu o secretário.