Vitória, Sport e Inter: as contas de cada time para evitar a queda
Três dias e uma ameaça: a queda para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro. É assim que Vitória, Sport e Internacional, o trio ameaçado pela degola, vão entrar em campo neste domingo pela última rodada da competição nacional.
o Vitória tem 45 pontos e é o 15º, segundo pelo Sport, com 44, e pelo Internacional, com 42, e primeiro clube na zona de rebaixamento. Figueirense, Santa Cruz e América-MG, os très últimos, vão disputar a Série B em 2017.
Veja o que cada um dos três concorrentes na disputa contra o descenso tem de fazer na derradeira – e decisiva rodada – para escapar do rebaixamento:
O Vitória precisa de um ponto na última rodada contra o já campeão Palmeiras, no Barradão, em Salvador, para escapar do rebaixamento sem depender de ninguém.
Ao derrotar o Coritiba por 1 a 0, na noite de segunda-feira, em Curitiba, o time rubro-negro ficou até mais aliviado de garantir mais um ano na Série A do Brasileiro.
Se perder para o Palmeiras, o Vitória tem de torcer para empate de Sport e Internacional na última rodada para se manter na elite do futebol nacional.
Uma vitória simples contra o já rebaixado Figueirense, na Ilha do Retiro, em Recife, já livra o Sport do rebaixamento para a Série B.
Ainda que o Internacional vença, o time pernambucano não poderia mais ser alcançado pelo rival gaúcho. E se o Vitória perder ficaria até à frente do clube baiano.
Se perder para o Figueirense, o Sport não tem de torcer para o Vitória ser goleado pelo Palmeiras porque tem desvantagem no saldo de gols (-1 a -8).
Ou tem de torcer para o Internacional perder. Isso porque o Sport também leva desvantagem no saldo de gols para o rival gaúcho (-8 a -6).
É o time que vive a situação mais dramática. Com 42 pontos e na zona de rebaixamento, não basta apenas derrotar o Fluminense, no Maracanã, é preciso secar os rivais.
Uma possibilidade: derrota do Vitória por diferença considerável de gols para o Palmeiras e triunfo com diferença considerável de gols sobre o Fluminense para tirar a diferença no saldo de gols (hoje, -1 a -6), uma vez que a pontuação ficaria igual: 45.
Outra possibilidade: derrota do Sport para o Figueirense e vitória simples contra o Fluminense. Assim superaria o adversário por pontos: 45 a 44.