Volta a crescer número de crianças de 05 a 09 anos que trabalham no Brasil
Os dados foram divulgados nesta terça feira (21) pela Fundação Abrinq, o número de crianças entre 05 e 09 anos que trabalham aumentou em 11% em relação aos anos de 2014 e 2015. O estudo tem como base informações mais recentes coletadas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Para crianças na faixa até 14 anos o trabalho é proibido no Brasil de acordo com o ECA (Estatuto da criança e adolescente). Para crianças com 14 e 15 anos é permitido apenas a condição de aprendiz enquanto que adolescente de 16 e 17 podem trabalhar, desde que não seja em condições insalubres, jornada noturna e que não comprometa a atividade escolar.
Ainda segundo os dados divulgados, hoje no Brasil existem 23 milhões de crianças que vivem na pobreza ou na extrema pobreza (renda per capita inferior a ¼ do salário mínimo). Para se ter uma ideia, este número corresponde a mais do que a metade das crianças brasileiras de até 14 anos e é maior que a metade da população total da Argentina (43 milhões).