X Geres vai ganhar ambulatório especializado para tratar crianças com microcefalia

Por André Luis

O secretário Estadual de Saúde, Iran Costa, participa, a partir desta quinta-feira (18/02), de uma extensa agenda de atividades no Sertão do Pajeú, onde confere o atendimento nas unidades de Saúde de rede estadual, ouve as demandas e anseios da população e dos profissionais da rede e se reúne com lideranças políticas.

Em entrevista ao repórter da Rádio Pajeú, Celso Brandão durante o primeiro compromisso do dia no auditório do Instituto Federal de Ciências e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), em Afogados da Ingazeira, onde teve uma reunião com prefeitos e secretários municipais de 20 municípios que integram o Consórcio de Integração dos Municípios do Pajeú (Cimpajeú), o secretário falou que tecnicamente, já existe uma epidemia da tríplice virose causada pelo mosquito Aedes Aegypti.

Iran disse que ao todo são 22 estados brasileiros que sofrem com essa epidemia.

HREC – Perguntado sobre a lotação do HREC, causada pela grande quantidade de atendimentos relacionados a tríplice virose, Iran disse que vai aumentar o número de profissionais médicos na unidade. “Vamos aumentar o número de profissionais médicos nesta unidade, visto que ela chega a atender cerca de 80% de pacientes da região. Gostaria de fazer um apelo para que todos os programas de saúde sejam intensificados para ajudar no atendimento, desses pacientes,” disse Iran.

SAMU – Com relação a implantação do Samu, Iran disse que este problema já vem de três a quatro anos e que já passou por outros secretários de Saúde, disse ainda que nunca o estado de Pernambuco foi empecilho para a criação do serviço e que não depende apenas do Estado, mas também do governo federal e dos municípios. “A secretaria de Saúde do Estado tem todo o interesse em resolver esse problema, mas não podemos resolver sozinhos”.

AÇÕES – Dentre as ações pautadas, Iran listou a melhora da assistência materno infantil, para a região, ele disse que a proposta é construir uma união de Prefeituras junto ao Estado para melhorar essa assistência. O secretário também informou que a X Geres vai ganhar um ambulatório especializado para atender crianças com microcefalia e ampliar o atendimento no hospital regional e que veio fazer um planejamento para reforçar e estimular o combate aos criadouros do mosquito Aedes Aegypti.

AGENDA – À tarde, ainda em Afogados da Ingazeira, Iran Costa visita o Hospital Regional Emília Câmara, a Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE) do município e a sede da X Gerência Regional de Saúde (Geres).

CIR – Fechando a viagem ao sertão pernambucano, o secretário Iran Costa participa, na sexta-feira (19/02), às 8h, no auditório da X Geres, da primeira reunião de 2016 da Comissãode Intergestora Regional (CIR) da X Geres. A CIR é um canal permanente e contínuo de negociação e decisão entre os gestores municipais e o Estado para constituição de uma rede regionalizada.

No encontro, o secretário também abordará com os gestores municipais os dados das arboviroses da região. Ainda serão feito informes sobre as novas turmas de residência multiprofissional da região e de curso de atualização em saúde bucal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *